Menu
topic-clusters-sao-o-futuro-do-seo

Topic Clusters são o futuro do SEO?

29 October de 2018

O Marketing Digital não para de mudar, isso você já sabe. Essas transformações acontecem porque o comportamento das pessoas muda, e as tecnologias estão cada vez mais inteligentes – tudo para acompanhar o mindset humano. A inteligência artificial está mais sofisticada, e isso significa que os mecanismos digitais interagem com pessoas como se fossem… pessoas. O que muda, naturalmente, a o modo como atuamos com SEO e o marketing de conteúdo.

Mas o que são Topic Clusters?

Basicamente, Topic Clusters são uma forma de organização de conteúdo idealizada pela HubSpot, feita a partir da observação sobre as pesquisas nos buscadores e sobre como eles respondem às dúvidas das pessoas.

Traduzindo literalmente, Topic Clusters são grupos de conteúdos que se organizam em torno de um tópico principal de forma interconectada.

Por que os Topic Clusters podem ser uma tendência real?

Como já escrevemos, a maneira como as pessoas utilizam os buscadores está mudando. Há pouco tempo, o Google listava resultados provenientes de palavras-chaves exatas, ou resultados relacionados a elas. Hoje, com a inteligência artificial, os buscadores conseguem entender mais do que palavras exatas, mas as intenções nas buscas das pessoas. Ou seja: quando alguém busca algo, o Google tenta entender todo o contexto daquilo que foi digitado ou falado.

Por isso, torna-se cada vez mais necessário entender a intenção de busca do usuário e responder a ela para conseguir boas posições na SERP. Sendo assim, não dá mais para focar apenas as palavras-chaves. Embora elas sejam elementos essenciais para o bom desenvolvimento dos conteúdos e para o rankeamento, você não conseguirá boas posições se fizer conteúdo pensando só nelas.

A ideia dos Topic Clusters, nesse sentido, é: por meio da contextualização de temas relacionados e de uma linkagem interna consistente, mostrar ao buscador que você tem o melhor conteúdo possível para oferecer para ao usuário.

Como exatamente funcionam os Topic Clusters?

Como estrutura organizada, os Topic Clusters devem ser feitos de forma planejada, para que seja possível entender o que está sendo feito, ter uma visão geral da estratégia e, claro, mensurar os resultados.

Um Topic Cluster tem três elementos principais:

• Post Pilar
• Clusters
• Links internos

Trata-se de uma teia de conteúdo organizada que mostra ao buscador a relevância das suas páginas, otimizando os resultados nos buscadores e tendo papel importante na sua estratégia de SEO.

Como estruturar um Topic Cluster?

Post pilar

Como o próprio nome indica, o post pilar funciona como estrutura fundamental de sustentação para que aquele grupo de temas funcione. E a regra geral é que o conteúdo pilar deve cobrir de forma abrangente um tópico tratado. Na verdade, trata-se de uma palavra-chave abrangente e relevante para a sua estratégia geral. É um assunto vasto, que engloba todos os outros temas abordados – existe uma tendência de usar a expressão “topo de funil”, mas nem sempre será isso.

Vamos supor que o post pilar seja “Marketing de Conteúdo”, por exemplo (deve ser relevante para a estratégia do seu negócio). Na hora da escolha desse post pilar, é importante levar em conta a capacidade do conteúdo, abordar de forma vasta as dúvidas dos usuários que vão buscar aquele termo e, além disso, abordar outros vários assuntos internamente, servindo de base para outros conteúdos.

Clusters

Após definido o pilar, é hora de pensar e desenvolver os conteúdos em torno dele, ou seja, o grupo de conteúdos que trabalharão em conjunto para transformar o seu pilar em uma página relevante para o buscador e, assim, aparecer entre os primeiros resultados da SERP.
Os clusters devem ser mais específicos, mas é importante tomar cuidado: embora exista uma tendência, não significa exatamente que são conteúdos para meio ou fundo de funil.
Ao definir clusters, é importante que eles sejam abordados de forma precisa e específica, sem explorar tanto outros assuntos, como é o caso do pilar. O cluster deve comprometer-se com um assunto específico e desenvolvê-lo da forma mais minuciosa possível.

É imprescindível também que o conteúdo pilar faça referência e explore, mesmo que superficialmente, todos os clusters.

Em média, cada pilar deve ter entre 10 e 30 clusters, embora não exista uma regra definida.
Se o tópico pilar for “Marketing de Conteúdo”, por exemplo, os clusters poderiam ser:

Técnicas comprovadas de marketing de conteúdo

  • Blog empresarial
  • Táticas de divulgação digital
  • Planejamento de conteúdo
  • Produção de conteúdo
  • Copywriting
  • Otimização de conteúdo
  • Estratégias de marketing de conteúdo
  • Autores de marketing de conteúdo
  • Plataformas de marketing de conteúdo

Links internos

Desenvolver conteúdo com backlinks é um dos principais objetivos de uma boa estratégia de SEO, afinal, eles são um dos fatores mais importantes de rankeamento para o Google. Entretanto, muitos profissionais esquecem que a linkagem interna também tem importante papel no sucesso da estratégia.

Embora não tenham o mesmo valor que um link externo em termos de rankeamento, os links internos funcionam para mostrar para o buscador a organização das suas páginas, quais delas são mais importantes e a autoridade da sua empresa em um assunto. Por isso, na estrutura de topic clusters, os links internos são imprescindíveis.

O cluster deve sempre estar linkado para seu pilar. Embora não seja obrigatório que o primeiro link seja para a página pilar, é recomendável. Também é importante usar a âncora exata (ou seja, se seu pilar é Marketing de Conteúdo, o link deve ser feito nessa palavra). O pilar deve linkar para o cluster de volta. Ao explorar o tema do cluster no pilar, você não vai poder dar (e nem deve fazer isso) a mesma atenção que no conteúdo exclusivo para o tema. Assim, coloque um “saiba mais” ou faça uma simples âncora para o cluster. Dessa forma, você cria uma teia de conteúdo em torno do seu conteúdo principal, fazendo com que ela esteja toda conectada e sinalizando sua importância como um todo para o buscador.