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O que é e como atua uma agência de marketing digital de performance?

14 dezembro de 2018

Todos os critérios e mecanismos do marketing digital evoluem constantemente. Por isso, entender a importância das iniciativas digitais para os negócios, e analisá-las segundo a evolução do comportamento do consumidor, é fundamental para gerar resultados.

Nesse sentido, as estratégias ideais unem o marketing digital ao setor de vendas, sempre otimizando e analisando os dados em cada passo do processo, com objetivo de crescer.

Performance sobre o investimento

Em primeiro lugar, é preciso ter o mindset de que o dinheiro que você coloca mensalmente no marketing é o investimento mais precioso do seu negócio, ou um dos mais importantes. O marketing digital de performance tem a função de transformar esse dinheiro em um ativo de performance cada vez mais mensurada e aprimorada. Em outras palavras: a performance de cada campanha será analisada separadamente e permanentemente.

Mas como se faz isso? Toda boa agência de marketing digital de performance constrói parcerias com seus clientes, afinal é sempre necessário alinhamento sobre os rumos das táticas e a divisão do orçamento entre elas. Visualizando a performance, a agência criará a estratégia certa para alavancar as vendas. Se o Facebook não está gerando leads ou aquele termo no Google não está gerando cliques, é preciso mudar a direção.

Além disso, tudo deve ser medido em tempo real. Não adianta perceber o erro depois que a campanha já teve fim (na verdade, isso não pode existir para uma agência digital focada em alta performance).

Mais sobre uma campanha de alta performance

  • Aumentar as visitas no site

Para cada objetivo haverá uma estratégia diferente. Se for cliques/visitação no site, existem técnicas específicas para isso: melhorar o SEO das páginas do site, fazer anúncios no Google Adwords, no Facebook ou no Instagram. Independentemente de qual utilizar, será necessário sempre ter em mente um indicador: o custo por clique. Quanto custa trazer uma pessoa para o site?

Em uma abordagem comum, para aumentar as visitas, sua empresa simplesmente aumentaria o investimento, mas para uma agência de marketing digital de alta performance, o primeiro passo seria otimizar o custo por clique, testando possibilidades.

  • Gerar leads através do Facebook

O Facebook Ads é uma das ferramentas mais comuns em pequenos e médios negócios, junto com o Google Adwords. Suponhamos que o objetivo da sua empresa é gerar contatos de potenciais clientes em sua página no Facebook.

Em uma estratégia tradicional, ao criar um anúncio na plataforma, basta selecionar o público desejado e escolher o orçamento. Assim, o anúncio rodará até o fim do tempo planejado e depois serão apresentados os resultados. Já na abordagem de performance mensurada constantemente, que é o que chamamos de marketing de resultado, serão utilizados vários tipos de anúncios com o objetivo de gerar engajamento e todos serão monitorados em tempo real. Se um deles estiver performando mal, ele será cancelado e o orçamento realocado para outro, de melhor resultado.

Qual tipo de métrica é mais relevante para o objetivo? Quanto custa para atingir mil impressões? Essas são perguntas comuns à agência de marketing digital de performance.

Por que devo contratar uma agência de alta performance?

Caso você esteja investindo em marketing digital por algum tempo e insatisfeito com o resultado, contrate uma agência de performance mensurada constantemente. No digital de performance, como já escrevemos, não existe (como existe nas mídias chamadas “off”) investimento e espera: você não investe e espera, você investe e acompanha.

Por isso, uma abordagem de performance sempre será mais precisa do que uma tradicional. Melhor para sua empresa, pois, em tempos de crise, não existe espaço no orçamento para jogar dinheiro fora. Encontrar uma agência de marketing e vendas que seja sua parceira nesse momento será crucial.