

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
Entre os conceitos clássicos do marketing digital estão o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, que muita gente pensa serem a mesma coisa, mas não são.
A verdade é que não existe uma estratégia sem a outra, e vamos agora explicar um pouco do porquê disso.
O que é Inbound Marketing?
Como já escrevemos, podemos definir Inbound Marketing como Marketing de Atração, ou seja, em vez de a empresa ir atrás do cliente utilizando técnicas ortodoxas de Marketing, a ideia é fazer com que o público-alvo voluntariamente a encontre por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, entre outros canais.
No Inbound Marketing, é a pessoa que chega até o site da empresa, mas raramente para comprar de imediato, e sim para primeiro buscar as respostas de que ela precisa. Ou, ocasionalmente, para matar uma curiosidade e, sem querer, descobrir que precisa de uma solução. A técnica se encaixa perfeitamente nos tempos atuais, pois é cada vez mais comum pessoas usarem mecanismos de pesquisa para encontrar respostas para suas dúvidas.
Além disso, diferentemente do Marketing tradicional, no Inbound há um funil de vendas que segue uma ordem um pouco mais complexa:
Visitante: público que está conhecendo o site e ainda não compartilhou nenhum dado de contato com sua empresa;
Lead: pessoas que assinaram uma newsletter ou baixaram gratuitamente um material rico, deixando algum dado de contato como “moeda de troca”, como nome, nome da empresa ou e-mail;
Oportunidade: são os leads que já estão querendo comprar e que foram educados com o passar do tempo com conteúdo gerado pela sua empresa. É nesse momento que o vendedor entrará em contato direto com o futuro cliente – isto é feito de diversas formas e por canais diferentes;
Cliente: agora sim, a pessoa depois de conhecer e estudar bastante sobre o problema – e o que a sua empresa pode oferecer –, finalmente adquiriu seu produto.
Como escrevemos no artigo anterior, existem essencialmente 5 etapas que fazem parte de uma estratégia de Inbound Marketing. Isso faz da metodologia um processo sistemático, escalável e previsível de aquisição de clientes: 1 – Atrair; 2 – Converter; 3 – Relacionar; 4 – Vender; 5 – Analisar.
O que é Marketing de Conteúdo?
Trata-se de tudo o que é feito para educar, informar, entreter um futuro cliente. É o combustível do Inbound.
O conceito central é informar as pessoas (solucionando os seus problemas de forma gratuita, inicialmente) para fazer com que futuramente elas não só respeitem a marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes.
Historicamente, tivemos em 1895 a primeira manifestação de Marketing de Conteúdo com a John Deere, que publicou a edição da revista “The Furrow” com foco em assuntos relacionados à agricultura. A revista cumpriu exatamente o propósito do conceito: foi voltada para pessoas interessadas em agricultura e que um dia poderiam ter a necessidade de comprar um trator, por exemplo.
Boas estratégias de Marketing de Conteúdo geralmente consistem em publicar posts em blogs, desenvolver materiais ricos como eBooks, kits, ferramentas e webinars, sempre relacionados a solucionar os desafios do cliente.
Diferentemente de uma Assessoria de Imprensa, o Marketing de Conteúdo não é sobre falar da empresa em si, mas sobre o que a empresa pode entregar (ou fazer) para os clientes – isto de forma envolvente, faseada e, a princípio, sem vender absolutamente nada.
É possível fazer Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo?
Essencialmente, o Inbound Marketing está atrelado a atrair as pessoas para uma oferta, trocar essa oferta por dados/cadastro e educá-las até que se tornem clientes. Entretanto, esse processo entra diretamente em contato com o Marketing de Conteúdo, pois não há como gerar Leads sem bons conteúdos – que solucionem de forma parcial o problema do cliente.
Portanto, podemos sintetizar o Marketing de Conteúdo como sendo uma estratégia de relacionamento com o consumidor, e o Inbound Marketing como uma estratégia de conversão e vendas. Ambas trabalham juntas e sistematicamente com o mesmo objetivo: envolver para converter pessoas em clientes fiéis.