

Tipos de conteúdos para turbinar sua estratégia
Toda estratégia bem-sucedida de marketing digital é ancorada por conteúdos relevantes, isso é básico. Mas a forma com que a sua empresa entrega esses conteúdos faz toda a diferença. E sim: o mundo digital vai muito além do clássico e-book.
Listamos aqui algumas formas de conteúdos que são excelentes táticas para aumentar a credibilidade do seu negócio no ambiente on-line. Além delas, existem dezenas de outras, e cada uma vai funcionar de forma peculiar com o seu target. O ideal é implementar aos poucos, testando a adesão do seu público-alvo.
Alguns formatos são mais “frios”, ou seja, exigem mais esforço da audiência para gerar engajamento, como aqueles que possuem muito texto corrido. Outros, vídeos por exemplo, são mídias que, se bem trabalhadas, “abraçam” o consumidor, envolvendo-o no contexto da sua marca.
Blog posts
As postagens em blogs são parte fundamental das estratégias de marketing baseadas na abordagem Inbound. Por ser um formato flexível e abrangente (uma postagem em blog permite a inserção de vídeos, GIFs, áudios, e-books, links externos e muito mais), um blog pode funcionar como a peça fundamental da sua estratégia. E uma boa estratégia é feita não apenas para persuadir, mas para educar, entreter ou resolver verdadeiramente um problema do target. Além disso, o texto de um blog (a qualidade e a frequência) permite fazer com que a sua empresa fique bem ranqueada nas pesquisas orgânicas de buscadores, como o Google.
Vídeos
Como o formato mais consumido em todas as mídias sociais, os vídeos promovem adesão mais rápida do usuário. Quando alguém precisa aprender algo, por exemplo, ela comumente vai preferir assistir a um vídeo no Youtube a ler um longo texto explicativo em um blog. Essa premência de conteúdo rápido em vídeos é uma tendência irreversível. Portanto, ao pensar em sua estratégia digital, crie possibilidades de vídeos criativos e, se sua verba permitir, produza vídeos com bons roteiros. Lembre-se de que o marketing digital está em constante atualização e, por isso, um bom roteiro deve ser feito antes de qualquer implementação.
Posts em redes sociais
Os formatos dentro de cada rede social também são muito variados. Mas a primeira coisa na sua estratégia é trabalhar bem em uma rede que faça sentido para a sua audiência. Se a sua empresa trabalha B2B, o foco deve ser em redes (e formatos dentro delas) que foquem nesse público. Não adianta ser “cool” para uma grande audiência, se o que você investe não traz resultados mensuráveis. Mais do que likes, comentários e compartilhamentos, importam o impacto e a longevidade do seu negócio. Lembrando que o sucesso (e o alcance) das suas postagens é diretamente proporcional à relevância que o seu conteúdo entrega. Toda tática deve levar em consideração, invariavelmente, qualidade do conteúdo (para a audiência em questão).
Memes
É verdade que memes não entregam conteúdo de qualidade (aquele que resolve um problema ou ensina alguma coisa), mas podem mostrar algo muito sofisticado para o seu negócio: humor bem posicionado. Além disso, resgatar um bom senso de humor reforça a empatia da sua marca com a audiência e, quando bem-feito, gera alto engajamento espontâneo (contribuindo para as próximas postagens que o seu plano pretende implementar).
GIFs
Os GIFs abrem um leque de possibilidades de conteúdo, pois trata-se de vídeos curtos (sem áudio). É possível fazer gráficos, inserir frases, contar pequenas histórias e cortar trechos de conteúdos para engajar o público. Mais do que isso, os GIFs também funcionam como mídia de apoio a publicações maiores, como um artigo de um blog.
Games
É o formato mais interativo e dinâmico da lista. Deve ser muito bem-feito para instigar a participação, não gerando preguiça. Trata-se de uma forma divertida de envolver educando, afinal é possível recompensar, distrair, desafiar e aliviar o stress da audiência através de sistemas simples. Ao contrário do que se pensa, um game bom que gere engajamento não precisa ser complexo: jogos como quizzes, cartas e tetris são excelentes formas de atrair o target. Mas nunca se esqueça de relacionar os desafios com o tema do seu negócio.
Lives
Uma excelente forma de aproximar a audiência com as pessoas envolvidas no seu negócio. É possível fazer entrevistas, bater papo com seguidores, exibir os bastidores da empresa, transmitir um evento e muito mais. É um formato cada vez mais utilizado via YouTube, Facebook, Instagram e Periscope (mídia específica para isso). Mais uma vez, é importante que você abra um vídeo/streaming já sabendo o que vai falar: evite improvisar, pois a audiência pode “perder a vontade” de assistir aos próximos, caso seu conteúdo não seja interessante desde o começo.