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O que uma agência de marketing digital entrega?

26 outubro de 2018

Muito se mistura no âmbito do marketing digital, pois o conhecimento e as técnicas na área não param de crescer, e as ferramentas atuais estão em constante atualização. Por isso, é sempre bom saber o que de essencial uma empresa de marketing digital pode, e deve, oferecer.
Citamos abaixo alguns exemplos e, se a sua agência os entrega com qualidade (mensurando os resultados perante as metas), você está no caminho certo. Como está cada vez mais difícil ter relevância on-line, os profissionais da área devem estar em sintonia com as tendências e certificados pelas principais plataformas. Preste atenção especial a isso no momento de contratar.

Criação de site

Na grande maioria dos casos, o site é o ponto de partida da presença on-line de qualquer negócio. É através dele que começa toda a estratégia de relevância on-line. É onde e empresa fala sobre si, mostra seus méritos e prova, mais que nas redes sociais, sua autoridade sobre o assunto em questão.
É essencial ter um design agradável — que siga as diretrizes da marca —, ser de fácil utilização e funcionar bem em dispositivos móveis. E o mais importante: ter conteúdo relevante e atualizado, que atenda às necessidades dos clientes — atuais ou em potencial.

Gestão de redes sociais

É lógico que as marcas precisam estar presentes nas redes sociais. Mas cada rede tem um perfil, e o target da sua empresa é que vai direcionar qual o mais adequado (alinhado ao objetivo da sua marca).

Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Flickr, entre outras. Todas possuem características e especificidades, além de uma coisa em comum: a possibilidade de interagir com o público. Essa é, aliás, a grande diferença das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais — mais do que divulgar conteúdo, poder ouvir o que as pessoas têm a dizer (ou seja: coletar feedbacks).

Uma agência de marketing digital deve produzir conteúdo de todos os tipos para os canais da empresa, de acordo com a estratégia estabelecida; vai interagir com os clientes e vai acompanhar a performance das ações realizadas.

Monitoramento

Mais que simplesmente atuar e interagir, é necessário saber o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio, o seu produto e os seus concorrentes. Por isso, o monitoramento é essencial para qualquer atuação no ambiente digital: é um guia para medir o sentimento da rede em relação à sua empresa.
O monitoramento também serve para acompanhar tendências e atuar no gerenciamento de crises, ajudando a percebê-las antecipadamente. Com o monitoramento, é possível mensurar o alcance de ações — positivas ou negativas —, sendo um ótimo feedback para saber se a estratégia escolhida está funcionando ou não — e mudar radical e rapidamente, se preciso for.

Relacionamento com clientes

As redes sociais proporcionam uma comunicação mais fácil, espontânea e ágil entre empresas e clientes. A interação nos canais da marca é fundamental, pois as empresas que focam apenas em vender seus produtos e/ou serviços geralmente não atingem bons resultados — é sempre necessário estabelecer uma relação idônea muito antes de vender algo.

Uma agência de marketing digital tem profissionais que atuam exatamente nessa tarefa. Conhecido como SAC 2.0, esse serviço é essencial e deve ser feito de maneira organizada, com auxílio de softwares (CRM) que ajudam na catalogação de clientes e dos contatos que fizeram com a empresa — sejam eles para elogios ou para solução de problemas. E mais do que o SAC 2.0, existem ainda mais ferramentas de relacionamento que monitoram a jornada de decisão de compra, atuando de forma eficaz para abordagem de um cliente ou possível cliente nos seus momentos ideais.

Mídia

Investir em publicidade on-line é cada vez mais importante. O Facebook tem, com o passar do tempo, reduzido o alcance das páginas empresariais orgânicas, priorizando o conteúdo produzido por gente comum — amigos e familiares. Sendo assim, se as empresas quiserem divulgar com bom alcance seus posts, é preciso pagar.

Apesar disso, ter um alto orçamento para investir em mídia on-line não é suficiente. É preciso saber como, quando e, sobretudo, para quem anunciar. Profissionais de mídia digital sabem fazer o seu dinheiro render, pagando menos para atingir mais pessoas, ao focar o público-alvo certo por meio da segmentação dos anúncios — e, se a estratégia ou o target estiverem errados, é possível mensurar rapidamente para alterar o curso dos resultados.

Além do Facebook (que ainda é a principal rede social em alcance), o Google também é um ótimo local para se destacar da concorrência por meio de anúncios (pelos diversos formatos do Google Ads). Mas é importante saber de outras técnicas, como SEO, que também é essencial para que os resultados sejam satisfatórios (e a estratégia para isso é totalmente diferente das “mídias pagas”).

Os benefícios de contratar uma agência de marketing digital

Uma das melhores vantagens de poder contar com os serviços de uma agência de marketing digital é ter profissionais capacitados à disposição da sua empresa para implementar e mensurar resultados de forma eficaz e contínua. Afinal, seria um alto custo extra contratar os profissionais para isso, como redator, designer, editor de vídeo, profissional de mídia, programador, entre outros. A parceria entre departamentos de marketing tradicional e agências de marketing digital se mostra muito eficaz quando os objetivos de marca são claros para ambas as equipes.