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O que é a metodologia OSEP e o que ela pode fazer pela sua empresa?

02 November de 2018

OSEP é a maneira de classificar diferentes tipos de mídias em canais próprios, conteúdo compartilhado, mídia espontânea (ou “ganha”) e mídia paga. Traduzindo literalmente, OSEP significa Owned, Shared, Earned e Paid Media.
Em planos de mídia on-line, separar os canais em OSEP facilita a visualização e ajuda a otimizar a verba, por deixar claro o melhor canal para cada público.
Mas o que significa cada canal e como isso pode fortalecer a presença on-line da sua empresa?

OWNED (ou canais próprios)

Você já sabe que o algoritmo do Google, que seleciona as páginas mais relevantes nas buscas das pessoas, muda constantemente. Isso significa que a forma de atuação das empresas em seus próprios sites e blogs deve acompanhar essa evolução.
Hoje em dia, é cada vez mais necessário atualizar o conteúdo das páginas próprias, de forma a manter ou elevar a visibilidade on-line, além de fortalecer a autoridade no assunto. E, muito mais do que isso, é imprescindível que esse conteúdo seja interessante, informativo, relevante e valioso para que o target resolva seus anseios.
Além de textos, você pode promover outros materiais, como e-books, webinars, podcasts e outros, que ofereçam suas melhores ideias para os seus atuais e/ou futuros clientes. Os canais próprios representam uma possibilidade de criar algo que realmente tenha valor para o seu público, muito antes de vender algo. É necessário que essa mídia fuja de conteúdos excessivamente promocionais e/ou técnicos, para que a relação, por parte do target, seja vista como idônea.

SHARED (canais compartilhados)

Não é fácil fazer com que alguém compartilhe seu conteúdo. Mas, para isso, além da relevância, ele deve dar abertura para a possibilidade do compartilhamento nas redes sociais. Assim, se a sua empresa for B2B (Business to Business), uma mídia interessante talvez seja o LinkedIn. Já se trabalha com BSC (Business to Consumer), a mídia de maior alcance ainda é o Facebook.
A estratégia deve ser criar materiais consistentes e com frequência, para que as pessoas se identifiquem com o trabalho – e o perfil – do seu negócio.
É claro que você deve otimizar seus esforços segundo seus objetivos. E, embora toda “Pessoa Jurídica” seja “Pessoa Física”, investir massivamente no Facebook para um negócio B2B, quando seu budget não é alto, talvez não faça sentido. Por isso, é sempre bom definir metas e mensurar constantemente os resultados numéricos de cliques e conversões.
Assegure que os botões de compartilhamento de redes sociais estejam devidamente inseridos em seu site ou blog, de forma que seja fácil que os visitantes compartilhem suas atualizações. Além disso, lembre-se: mesmo que você tenha poucos seguidores, as pessoas têm seus próprios seguidores e assim por diante. Dessa forma, sua rede pode alcançar milhares de usuários que irão clicar ou fazer download do seu conteúdo.

EARNED (mídia ganha)

Mídia ganha é aquela proveniente de um trabalho de relações públicas ou que um cliente influenciador propaga. É possível desenvolver bons relacionamentos, que ajudam a sua marca a contar histórias em grandes veículos de comunicação, como jornais de grande circulação, sites com muito tráfego e canais televisivos. Porém esse é um trabalho longo, profundo e sem garantias. Como um relacionamento genuíno e, ao mesmo tempo, muito bem planejado.
No caso de clientes influenciadores, eles podem ser a base para gerar avaliações, releases ou qualquer outro tipo de buzz ou conteúdo com potencial para ser viralizado.
A vantagem da mídia ganha é que, quando a história é contada por meio da perspectiva de terceiros, ela tende a sempre ser percebida com mais confiança.

PAID (mídia paga)

Publicidade, em todas as suas formas, é considerada mídia paga. Pode-se pagar por espaços em jornais, revistas, TVs, em sites, no Google e nas redes sociais. É necessária uma equipe especialista para planejar, comprar, criar e monitorar os investimentos nesse tipo de mídia.
Com o Marketing Digital, essa forma de comunicar tornou-se acessível para empresas de todos os portes, mas é preciso muito conhecimento técnico para obter os resultados esperados. Aliar essa mídia às estratégias orgânicas faz com que os objetivos sejam alcançados com mais rapidez e eficiência.
Para a estratégia paga funcionar é preciso investir em bom design (adequado às regras da plataforma específica) e bom texto, com Call to Actions (CTAs) claros e o uso de palavras-chaves. Tudo direcionado para resolver problemas e atender a necessidades relacionadas à realidade dos seus potenciais consumidores.

Convergência da sua estratégia

Apesar de a sigla OSEP ser uma forma de segmentar e definir sua estratégia, de forma a se ter uma visualização completa dos resultados e recursos de cada uma, é fundamental que o planejamento da campanha seja feito de forma integral, holística e multifacetada.
Mais do que gerar menor custo por LEAD, vendas isoladas ou picos de resultados em determinadas épocas, o objetivo é tornar seu negócio perene através da criação de relacionamentos com os clientes, tornando-os fiéis. Assim, toda a estratégia de mídia, paga ou não, deve ser pensada na experiência total do usuário, levando em consideração seus anseios essenciais e sua jornada de decisão de compra.
Tudo isso para garantir uma abordagem leve, que transmita credibilidade e que faça o cliente comprar cada vez mais de você, sem sequer considerar ouvir seu concorrente.