Menu
nao-e-um-delorean-mas-ja-e-realidade

Não é um DeLorean, mas já é realidade

20 July de 2018

E não, não estamos falando de uma máquina do tempo, mas de um carro voador. Um veículo “prometido” em todas as previsões tecnológicas dos últimos 50 anos e, mesmo assim, ainda não está 100%. Mas podemos comemorar.

Desenvolvido pela Kitty Hawk, uma empresa criada e financiada por Larry Page (um dos fundadores do Google), o projeto, denominado Flyer, teve seu modelo “final” apresentado em junho passado, e aparenta ser um jet-ski voador (ou um drone gigante, por causa das hélices).

Sebastian Thrun, presidente da companhia, disse em entrevista que a dirigibilidade do veículo é tão simples quanto jogar Minecraft. Já os jornalistas que testaram a máquina criticaram alguns pontos, como a estabilidade: não é confortável, dá para sentir todas as vibrações, disse Rachel Crane, da CNN.

Os testes (como sempre acontece com esse tipo de lançamento, sobrevoando um rio), mostraram um design muito diferente do protótipo apresentado no ano passado. Ainda assim, quem esperava um carro parecido com os das ruas se decepcionou. Todos os projetos de veículos voadores até hoje ficaram muito distantes dos modelos desenvolvidos para uso terrestre.

A Kitty Hawk também tem outra iniciativa de veículo voador: o Cora, um modelo que se parece com um helicóptero compacto, com asas e 13 rotores para decolar verticalmente e se locomover pelos ares. O equipamento já está sendo testado e terá fins de transporte civil e militar.

Dê uma olhada no vídeo e tire suas próprias conclusões. Você pilotaria um carro assim?