Menu
Blues Idea no SXSW 2018 – Tendências que vão influenciar nossas vidas
04 maio de 2018

Já dissemos que o South by Southwest (SXSW) é um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do mundo, né? Leia aqui quatro coisas que podem mudar as relações entre marcas e consumidores e, consequentemente, as nossas vidas.

Tech Trends Report aponta caminhos da tecnologia que já estão acontecendo.

O evento de Austin é realmente inspirador para conhecermos as tendências que vão moldar o futuro. Mas nem tudo o que tende a ser acontece na prática, solidificando-se. Olhe só o que a pesquisadora Amy Webb apresentou este ano.

Fim dos smartphones. Este é um clássico que já ouvimos antes. Há números mostrando que as vendas de smartphones estão diminuindo, e que o motivo seriam os óculos, relógios e pulseiras inteligentes. Não sabemos ainda se é um indício comportamental definitivo ou apenas reflexo da crise econômica mundial.

Inteligência artificial. Ela está evoluindo e já conta com tecnologia para aprender. Hoje temos carros inteligentes, o projeto Watson da IBM e muitas outras iniciativas alimentadas pela Big Data que estamos gerando cada vez mais. A tendência é de que as coisas evoluam por elas mesmas para facilitar as nossas decisões. Soa um pouco “SkyNet”, mas é bem real.

Assistentes digitais. Mais ou menos como a IA, mais da metade da população de países desenvolvidos já usa tecnologias como reconhecimento de voz ou biometria, machine learning e muitas outras para deixar a rotina mais prática e rápida. Esta é uma tendência que veio realmente para ficar nas nossas vidas.

Biotecnologia. A nanomedicina, a análise genética e as alterações de DNA vão fornecer ao mercado uma gama imensa de oportunidades profissionais para alavancar a área da saúde, promovendo mais qualidade de vida e longevidade para o ser humano. Ou, ainda, para melhorar o desempenho de atletas de elite e para tornar soldados mais eficientes.

Agora nos resta aguardar para conferir se tudo isso vai realmente moldar as nossas rotinas e mudar nossa vida para melhor.