

Adwords vs SEO. Qual é o melhor?
O Adwords, do Google, e o SEO são as duas principais ferramentas do SEM (Search Engine Marketing), que basicamente tem como objetivo gerar tráfego para os sites e converter visitação em LEAD.
Embora diferentes em suas funções básicas, as duas opções se utilizam de mecanismos que objetivam envolver as pessoas para vender produtos, serviços ou ideias.
Adwords
Criada para gerar receita para o Google, o Adwords é a ferramenta de publicidade para empresas que decidiram pagar para aparecer. Esse pagamento é feito cada vez que um anúncio é exibido em alguma das plataformas do Google: a rede de pesquisas (buscador), a rede de displays (sites parceiros) ou o YouTube.
Basicamente, a regra para que o anúncio seja exibido é vencer um leilão de palavras-chave, que leva em consideração o lance dado, a relevância da palavra-chave na busca do internauta e o índice de qualidade dos anúncios.
SEO
O SEO, ou Search Engine Optimization, é um mecanismo de regras algorítmicas que têm como objetivo tornar um site mais atraente para os motores de busca, não só o Google (Yahoo, Bing, etc. também). O algoritmo de cada plataforma de busca também usa palavras-chave para selecionar os sites mais relevantes organicamente, ou seja, sem pagar pelo destaque. Ao aplicar técnicas de SEO no site, há uma melhora no posicionamento e na visibilidade da empresa, assim como no tráfego de visitantes.
Diferenças entre as ferramentas
• Cobertura
Publicidade no Google Adwords é exibida apenas em plataformas do Google ou de parceiros, enquanto o SEO é uma estratégia que atinge todos os mecanismos de busca.
Além disso, os anúncios do Google Adwords podem ser exibidos em sites diversos, em muitos formatos, enquanto o SEO fica apenas na rede de buscas.
• Timing
Geralmente, links patrocinados de palavras-chave do Google Adwords são estratégias de curto prazo para vendas, enquanto o SEO é um investimento constante e sem tempo limite – SEO é uma construção de longo prazo.
• Usabilidade das palavras-chave
Para que o SEO seja eficaz e com bons indicadores de desempenho da estratégia, é necessário focar em poucas palavras-chave, as mais relevantes.
No caso do Google Adwords, é diferente: cada grupo de anúncios pode ter várias palavras-chave, aumentando o alcance dos anúncios.
• Orçamento
O SEO teoricamente é gratuito. Mas, para ter relevância orgânica, é necessário que o conteúdo seja bom e frequente, o que provavelmente acarretará um investimento em agência ou redação de alto nível.
No Google Adwords existe o custo da equipe, agência ou profissional, mais o investimento em cada campanha de anúncios. Nesse caso, o melhor a fazer é definir um orçamento diário e controlar os investimentos para que se tenha em mãos o desempenho da estratégia – e opção de mudar rapidamente, caso necessário.
Conclusão
Google Adwords traz resultados rápidos, enquanto o SEO leva tempo para gerar tráfego qualificado e atrair leads para o site.
Já o controle dos resultados no Google Adwords é auxiliado pelos relatórios do Google Analytics, facilitando o entendimento do que está funcionando e do que não está. Em contrapartida, no SEO, você tem mais elementos a considerar na mensuração de resultados, o que dificulta a análise da eficácia da campanha.
A conclusão é que devem ser usadas ambas as estratégias para se ter o melhor resultado, pois se no SEO se constroem autoridade e credibilidade, com o Adwords as empresas têm mais visibilidade a curto prazo para vender rápido.