Menu
5-tendencias-de-futuro-que-irao-influenciar-voce-logo-mais
08 junho de 2018

É claro que as previsões sobre o futuro quase nunca acontecem como os especialistas preveem, pelo menos não em forma e tempo. Não temos até hoje um veículo voador com design de carro, por exemplo, como em “De volta para o futuro”. Outra coisa extremamente intrigante da tecnologia é que muita gente trata tudo o que virá com euforia ingênua, quando muitas inovações escondem uma invasão de privacidade extrema. Vale ficar sempre atento.

Listamos abaixo 5 tendências que 800 especialistas apontaram numa pesquisa do Fórum Econômico Mundial. Aproveite e leitura e aguarde esse futuro chegar!

O primeiro smartphone implantável no corpo estará disponível em 2025

“As pessoas estão cada vez mais conectadas a dispositivos, e os dispositivos estão cada vez mais conectados ao corpo das pessoas”, diz o texto do estudo. Dispositivos capazes de identificar doenças, rastrear pessoas, enviar dados a centros de monitoramento e liberar medicamentos automaticamente, por exemplo, já serão comercializados em 2025.

10% das pessoas usarão roupas conectadas à internet em 2022

A tecnologia está cada vez mais personificada. Muito em breve, chips serão adicionados às nossas roupas, permitindo, por exemplo, rastrear crianças e detectar hábitos pouco saudáveis. O número de “smartbands” vendidos subirá para 514 milhões em 2020.

Cidades inteligentes em 2026

Em 2026, veremos a primeira cidade com mais de 50.000 habitantes e nenhum semáforo, segundo o estudo. Cidades progressistas, como Singapura e Barcelona, já implementam serviços que funcionam através de Big Data. Estradas serão conectadas à internet. Os sensores com IA facilitarão desde o deslocamento até a retirada do lixo das ruas.

Inteligência artificial em conselhos de empresas em 2026

A tecnologia da IA pode aprender com os erros para tomar decisões, e a pesquisa acredita que em 2026 veremos o primeiro conselho de empresa com um membro eletrônico. Isso significa um potencial de conclusões mais rápidas e mais precisas – e sem o viés de julgamento da parte emocional do cérebro humano.

Produção do primeiro carro feito por uma impressora 3D em 2022

Antigamente, as impressoras 3D trabalhavam principalmente com a fabricação de produtos de plástico, os quais são feitos camada por camada. Hoje em dia, elas podem fabricar produtos com materiais complexos e com multimatérias. Cada vez mais aparelhos e objetos complexos poderão ser feitos com impressoras 3D, incluindo órgãos e partes do corpo humano.

Muita coisa de tudo isso já está acontecendo. Só nos resta saber se serão nas datas e da forma que os especialistas previram.