

Google Adwords ou Facebook Ads: qual é o melhor para seus resultados?
Vamos começar falando que as duas ferramentas não são concorrentes, mas complementares. Portanto, o ideal seria aliar ambas na sua estratégia de marketing, se o seu budget permitir. Mas, claro, cada uma entrega resultados muito específicos – o que pode fazer você querer investir de forma diferente.
O básico do Facebook Ads
O Facebook Ads é a forma mais eficiente de “paid social”, ou seja, anúncios em redes sociais. Existem, sim, outros serviços de ads em várias outras redes – como LinkedIn, Twitter e Instagram –, mas o Facebook ainda é considerado o de maior retorno, pois:
• Ele tem o maior número de usuários ativos por mês: mais de 1,28 bilhão
• Chega a 1 trilhão de visualizações por mês
• Totaliza um potencial de alcance de 43,8% de todos os usuários de internet no mundo
Qual a forma de funcionamento do Facebook Ads?
No Facebook Ads, é possível criar anúncios com foto e texto, que podem redirecionar para a fanpage da sua empresa ou para um site externo. Uma característica boa dessa ferramenta é a alta segmentação do público que vai visualizar o anúncio. E são os próprios usuários que liberam todas as informações, afinal, a maioria das pessoas preenche seu perfil com detalhes.
Assim, você consegue determinar no seu anúncio fatores como sexo, localização, idade, status de relacionamento, profissão e até interesses pessoais. Além disso, o Facebook melhorou a tarefa da segmentação com o recurso “lookalike audiences”, ou seja, “audiências similares”, que permite que os anunciantes façam o upload de informação sobre clientes ativos, dos seus sistemas para o Facebook. Daí o Facebook aplica filtros combinando com essa informação. O resultado é que os anúncios produzidos vão atingir usuários com um perfil similar ao dos clientes da empresa, aumentando a chance de sucesso.
Outra característica do Facebook Ads é o visual/design. Imagens e vídeos podem ser usados nos anúncios, fazendo com que eles se integrem melhor ao feed de notícias do público-alvo.
O Facebook Ads trabalha com pagamento por cliques ou por visualizações. O pagamento por visualizações é feito a cada mil exibições do anúncio, e também conhecido como CPM (“custo por mil”).
Além de tudo, na plataforma de anúncios do Facebook existem dois tipos diferentes:
História patrocinada: é exibida para amigos de pessoas que já curtiram sua página. Ela mostra as interações que os usuários estão tendo com sua página, como compartilhar um post ou votar em uma enquete.
Post promovido: é quando, em vez de criar um anúncio, você impulsiona uma postagem real. Ela vai para o topo do news feed dos seus seguidores, ganhando mais visibilidade entre os usuários que já curtem a página.
O básico do Google Adwords
A ferramenta do Google se tornou sinônimo de “paid search”, ou “busca paga”. Mas existem outros mecanismos de busca, como o Bing, que também oferecem serviços parecidos.
A vantagem do Google Adwords é o alcance. Basicamente qualquer usuário de internet no mundo utiliza o Google diariamente.
• São mais de 40 mil pesquisas realizadas no Google por segundo
• 180 bilhões de pesquisas por mês
• Com o Google Adwords, 2,6 bilhões de pesquisas por mês exibem ads dos anunciantes
• A ferramenta oferece um potencial de alcance de 90% de todos os usuários de internet do mundo
Outro benefício é que o Google também está ficando cada vez mais sofisticado, com o uso de inteligência artificial e aprendizagem automática.
Qual a forma de funcionamento do Google Adwords?
O Google permite criar anúncios de texto que redirecionam o público para seu site, um hotsite, uma página de mídias sociais – tudo através de um leilão das palavras-chave escolhidas.
Assim, quando alguém fizer uma busca pela mesma palavra-chave que você utilizou no seu anúncio, ele vai ser exibido junto com os resultados, nas posições de topo – isso caso você ganhe o leilão.
No Google Adwords, você paga por cliques realizados. É daí que vem o nome “PPC advertising”: pay-per-click, ou seja, Custo Por Clique. Já o Facebook, como escrito acima, tem a opção CPC e também a opção CPM.
O valor que você está pagando por uma palavra-chave faz diferença sim. Mas o Google Adwords leva em consideração, em primeiro lugar, a qualidade e a relevância dos anúncios. Afinal, isso garante a longevidade da própria plataforma: quando o usuário, ao fazer uma busca, recebe um anúncio relevante, isso aumenta a qualidade da sua experiência com o buscador. Ou seja, ele vai voltar a buscar através do Google mais vezes no futuro.
Um dos principais critérios usados para medir a relevância de um anúncio é a própria taxa de cliques. Se for alta, isso indica que o anúncio possui mais apelo e qualidade para os usuários.
Rede de pesquisa x Rede de display
Como o Facebook, o Google Adwords possui duas formas de anunciar.
A rede de pesquisa – como descrito acima –, que coloca anúncios dentro do próprio buscador Google (eles aparecem misturados aos resultados orgânicos de pesquisa do usuário); e a rede de display, que permite colocar os anúncios em diversos sites que participam do programa de afiliados da Google, e também no Youtube.
Os anúncios divulgados através da rede de display podem ser visuais. Para determinar em quais sites afiliados seu anúncio será exibido, a Google leva em consideração o segmento de atuação, e tenta posicionar os ads em sites compatíveis com a oferta que está sendo feita.
Mas, afinal, qual das duas ferramentas dá mais resultado?
Como escrevemos no começo deste texto, tudo depende do objetivo.
Para quem deseja uma melhoria rápida e direta nos resultados de vendas, o Google Adwords é a opção mais adequada. O primeiro motivo é que ele apresenta uma taxa de conversão mais alta. O segundo é que o usuário que clica no anúncio já estava pesquisando pelo assunto. Portanto, ele está em um estágio de “interesse”, mais próximo de efetuar a compra.
Em contrapartida, se você quer construir ou consolidar a marca do seu negócio e/ou desenvolver relacionamento com o público, então a melhor opção é o Facebook Ads. Uma boa dica é usar o anúncio para direcionar os usuários à sua fanpage, e não ao site. Sua meta deve ser fazer com que o usuário curta sua página, para receber atualizações e conteúdos.
Tenha sempre em mente que esse é o começo de um trabalho de longo prazo: esses usuários do Facebook provavelmente não vão comprar nada imediatamente, apenas após confiarem na sua reputação.
Por tudo isso, o melhor a fazer é mesclar ambas as ferramentas para anunciar e obter os melhores resultados a curto, médio e longo prazos.