Menu

Na era de dados, como as marcas devem agir após um ataque hacker?

25 fevereiro de 2022

“Antes, era fácil falar ‘Caiu o sistema! O site saiu do ar!’. Hoje em dia, a repercussão que essa situação traz para a empresa devido a tantos dados de clientes envolvidos é muito maior do que imaginamos” – explica a head de digital da Blues Idea, Luiza Antoniolli

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, as Lojas Americanas, além de outras de companhias de e-commerce como a Submarino e Shoptime, balançaram em plena era de dados e foram vítimas de golpes, fraldes e invasão de seus sites por hackers. As empresas até possuem uma área dedicada à cibersegurança, mas isso não foi suficiente para barrar as invasões.

A tendência é que esse cenário seja uma realidade cada vez mais recorrente na mesma proporção em que a digitalização dos negócios avança.

O que aconteceu com as Americanas?

As Lojas Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil, foi obrigada a suspender a operação de parte seus servidores, que alimentavam o e-commerce, após notar tentativas de acesso não autorizado em sua plataforma.

Ainda que os resultados da tentativa de ataque tenham sido inconclusivos — ao menos é o que a empresa notificou ao público —, ter um fim de semana (aproximadamente 72h) sem funcionamento do e-commerce fora do ar, pode ter causado um prejuízo de R$ 329,9 milhões, isso tendo como base os dados do balanço divulgado no último trimestre pela própria Americanas.

Ataques de hackers tem sido frequentes no Brasil, que já ocupa o 5º lugar no ranking de vítimas desse tipo de crime – o país fica atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul, que lidera o ranking, conforme mostram os dados da Roland Berger, consultoria alemã de cibersegurança.

E o que esse ataque hacker pode ter ensinado às marcas?

Para Luiza Antoniolli, head de digital da Blues Idea, após anos construindo um e-commerce confiável para o cliente, a empresa vai precisar se reposicionar no mercado e recomeçar um trabalho pesadíssimo de branding. “Antes, era fácil falar “Caiu o sistema! O site saiu do ar!”. Hoje em dia, a repercussão que essa situação traz para a empresa devido a tantos dados de clientes envolvidos, como números de cartão de crédito, CPFs etc, é muito maior do que imaginamos. Mas enfim, essa é a Era de Dados. E temos que estar mais do que preparados para o que está por vir!

Fonte: Consumidor Moderno