Menu
voce-sabe-o-que-e-marketing-digital

Você sabe o que é marketing digital?

10 agosto de 2018

A avalanche de informações e conhecimentos que a internet conectou, e criou, trouxe consequências para os meios de comunicação – e para as empresas que precisam sintonizar suas ofertas com quem realmente precisa delas.

Nesse sentido, houve a necessidade de criar mecanismos, processos e metodologias para oferecer produtos e serviços através de conteúdo relevante, pois o consumidor, se fosse garimpar por si só na rede, perderia muito tempo para encontrar aquilo que deseja em qualidade, credibilidade e garantia.

O marketing digital surgiu a partir da premissa de que é possível, cada vez mais, desenvolver ofertas sob medida para cada tipo de consumidor, mensurando os resultados e economizando tempo e dinheiro de ambas as partes. Tudo envolvendo a internet, os aparelhos conectados a ela e as tecnologias desenvolvidas para otimizar essa conexão, sejam elas de hardware ou software.

E, se no marketing clássico existiam 4 Ps, no digital são 8:

1 – Pesquisa. Esta é uma constante: antes, durante e depois de colocar um projeto digital no ar, é preciso pesquisar não apenas onde estão as oportunidades, mas também de que forma elas estão funcionando, através de ferramentas como o Google Analytics.

2 – Planejamento. Quase que simultâneo à pesquisa: o ideal é, ao mesmo tempo, pesquisar e planejar sua forma de atuação e, principalmente, mensurar resultados para corrigir rotas.

3 – Produção. Seja uma ação de e-mail marketing, uma estratégia de conteúdo ou uma campanha de anúncios on-line, o fato é que é preciso produzir peças para efetivar o marketing digital, como no marketing clássico.

4 – Publicação. Com o material produzido sob medida para cada mídia planejada, é hora de publicar. Lembre-se que cada rede social ou veículo tem a sua especificidade em formatos, volume de textos e, principalmente, horários nobres.

5 – Promoção. Pode ser por meio de anúncios no Google, nas redes sociais ou apenas a publicação na fan page do Facebook, ou ainda nos blogs parceiros. O que interessa aqui é promover seu projeto ou conteúdo.

6 – Propagação. Ocorre quando você faz a rede se movimentar a seu favor, compartilhando seu material, mas aqui de forma orgânica ou, em outras palavras, sem pagar por isso.

7 – Personalização. Aqui você segmenta o target, automatiza e consegue até mesmo personalizar as mensagens (como os e-mails) para falar diretamente com cada usuário. É também um processo de pesquisa, com tentativas, erros e aprimoramentos constantes.

8 – Precisão. O Google Analytics é uma das ferramentas que você pode usar para mensurar os dados de toda a ação on-line para acertá-la, a fim de aprimorar seus resultados, replanejar e implementar novamente.

Os métodos e processos para se implementar um bom plano de marketing digital não acontecem de forma ortodoxa, nem são estanques. Pesquisar, mensurar e replanejar, por exemplo, são coisas que devem ser feitas constantemente ou em velocidade muito maior que no marketing clássico – não apenas porque as ferramentas permitem isso, mas porque o mercado muda muito rápido.

Além disso, as grandes plataformas de vendas, como o Google e o Facebook, estão sempre atualizando seus mecanismos, o que gera a necessidade de as equipes estarem em constante estudo dos canais. Isso inclui, muitas vezes, provas de certificação para garantir a qualidade dos profissionais que atuam como parceiros dessas plataformas.