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Um mundo em constante mudança pede metodologias mais ágeis.

24 agosto de 2018

Os requisitos para a entrega de um projeto de alto nível não param de aumentar, enquanto os prazos e as verbas disponíveis estão cada vez menores, isso tudo em meio a um mundo de transformações incessantes. Por isso, muitas das metodologias que comumente exigiam grande esforço de tempo e dinheiro para só depois saírem do papel estão ficando obsoletas. Hoje, as práticas ágeis estão permeando todo tipo de departamento, em diferentes segmentos de negócios, não mais apenas em tecnologia da informação.

Nesse sentido, uma das principais metodologias crescentes no mercado é o SCRUM, muito usado por desenvolvedores de software, e que hoje já se consolidou como uma bem-sucedida ferramenta para gerenciar projetos simples e complexos com altos níveis de satisfação.

O que é o SCRUM?

Trata-se de um método para maximizar o trabalho da equipe de projetos e controlar a evolução de forma eficaz, sempre com atenção na qualidade e nos prazos. O processo é composto por ciclos de atividades programadas – os sprints –, com planejamento de tarefas e datas de início e fim determinadas.

Conceitos principais

Como toda metodologia, o SCRUM possui conceitos básicos para se implementar de forma correta. São eles:
Product backlog: registro das áreas que serão desenvolvidas no projeto
Release backlog: requisitos que serão trabalhados no product backlog
Sprint backlog: o que deve ser feito durante aquele sprint
Product owner: dono do projeto
Scrum master: ponto de ligação entre o product owner e o restante da equipe
Equipe: profissionais que desenvolvem o produto

Como são os sprints?

Quando se faz SCRUM, todas as atividades ficam dentro de sprints, que são os ciclos de desenvolvimento. A duração de cada sprint depende do projeto, e sua principal característica é a curta duração, o que explica a denominação “ágil” ao se falar da metodologia. Ciclos de uma semana são bons tempos para sprints em projetos de médio porte.

Outro ponto essencial é a definição das datas de início e fim de cada sprint. Durante o sprint, todos os dias há uma reunião pela manhã – chamada de daily scrum –, para garantir que todos os envolvidos no projeto tenham conhecimento das atividades do dia anterior. Isso ajuda a identificar impeditivos e problemas.

Existe também a sprint review meeting, que é o momento em que os integrantes da equipe apresentam os trabalhos já implementados. Ao final de cada ciclo, é feita uma sprint retrospective para que a equipe, com base nos aprendizados e no que foi feito anteriormente, faça o planejamento do próximo sprint.

Comprometimento do time

Os participantes da equipe de cada projeto devem estar bem integrados em relação aos objetivos de entrega. A ideia é manter o foco na solução ideal para as necessidades levantadas no escopo. Se não houver essa coesão, o andamento e o resultado final serão prejudicados.

Implementação da metodologia

Uma mudança cultural drástica é, em geral, incômoda. Por isso, é recomendável minimizar os riscos implementando o método de forma escalonada, ou seja, em um setor de cada vez. Comece com um projeto, aprenda com os erros e depois expanda a metodologia para outras equipes.

O que é necessário para um SCRUM bem-feito?

  •  Product owner

Ele é o responsável pela visão e deve dominar os requisitos da entrega, o escopo inicial. É esse profissional que avalia os riscos e benefícios do projeto e o que pode ou não ser feito. Ele é encarregado de entender a necessidade do cliente, bem como incentivar e motivar a equipe.

  •  Scrum master

O Scrum master é o responsável pelo projeto. Ele guia a equipe em relação à estrutura do trabalho, além de ajudar os integrantes a superar dificuldades que possam comprometer sua produtividade. Por esse motivo, deve dominar os processos e as “cerimônias” do Scrum. Ele é o líder-servidor da equipe e a auxilia no cumprimento dos objetivos.

  •  Product backlog (ou project backlog)

É a lista de todas as tarefas necessárias para transformar o projeto em realidade. Ela evolui ao longo do desenvolvimento e deve ser bem estruturada para que atenda integralmente à necessidade do cliente. A atuação do product owner deve priorizar esses itens para garantir a produtividade.

  •  Sprint

Na primeira reunião, a equipe define o primeiro sprint e seu respectivo sprint backlog. O objetivo de cada sprint é entregar um projeto que possa ser usado, ou seja, algo que é testado, inspecionado e que poderia ser entregue ao “usuário final”.
Durante o sprint, há reuniões diárias de, no máximo, 15 minutos. Nelas, cada integrante da equipe demonstra o que foi feito no dia anterior, o que será feito no dia e quais impedimentos foram encontrados. Ao final do sprint, é importante avaliar o que deve ser repetido, o que deve ser melhorado e o que deve ser descartado.

  •  Equipe

A motivação dos profissionais deve ser constante para garantir o nível de entrega. Em geral, essas equipes têm de 3 a 9 pessoas e são autogerenciadas. O funcionamento fica comprometido em equipes maiores, sendo necessária a divisão de times.

  •  Mudanças

Quando alterações são necessárias, é o momento do segundo sprint. O que não pode ser concluído ou precisa de mais especificações deve ser planejado para ser concluído no próximo sprint. No Scrum, as mudanças são incrementais, com o objetivo de chegar a um projeto funcional.