

O que é growth hacking e como ele difere do marketing tradicional?
Em mercados onde todos querem crescer exponencialmente, sejam empresas estabelecidas ou start-ups, já se consolidaram conceitos como “automatizar” e “ganhar escala”, que são algumas das premissas para quem deseja crescer muito sem os investimentos históricos dos métodos tradicionais. Nesse sentido, você conhece as diferenças básicas entre o growth hacking e o marketing tradicional?
A primeira coisa a se esclarecer é a tradução: growth hacker significa um profissional que busca “brechas para crescimento”, ou seja, ele tem a função de acelerar o processo de ganhar mercados ou criar outros. Ele é responsável por descobrir formas para alavancar vendas, implementar estratégias com metodologias modernas (comumente desenvolvidas em universidades de negócios e testadas em start-ups), mensurar os resultados com indicadores específicos e atualizar-se com as tendências.
Uma característica imprescindível de um profissional de growth hacking é a mentalidade empreendedora. Curricularmente, cada empresa contrata um perfil que seja adequado às suas necessidades de negócios, mas o mindset se resume a uma frase: “O que me trouxe até aqui não é o que me levará até meu próximo objetivo”.
Muito mais que alguém que entrega mais do que o esperado, o growth hacker busca o inesperado e é incentivado a testar, o que inclui, por parte do contratante, uma tolerância maior a erros e uma autonomia de atuação acima da média.
Com KPIs definidos, o profissional atua para atingir suas metas pensando sempre em fazer o que puder, com o que tiver, onde se estiver naquele momento – utilizando, naturalmente, processos e métricas testados.
Qual o perfil da pessoa certa?
Como dito anteriormente, o currículo pode variar (o ideal é ter um conhecimento básico em marketing off/on), mas a mentalidade segue alguns padrões. São pessoas:
• Focadas em soluções
• Desapegadas às suas próprias ideias
• Sem medo de testar, errar e assumir erros
• Rápidas na recuperação e resposta
• Com perfil analítico para mensurar dados
• Com mentalidade inovadora (curiosidade e empreendedorismo)
Agora você já sabe as diferenças básicas no trabalho desses profissionais, que desempenham seus papéis de forma ainda melhor quando em atuação com uma equipe de marketing tradicional.