

Inteligência artificial mais acessível – e divertida – do que nunca
Ainda hoje carregamos o estigma de que a inteligência artificial está distante em tempo futuro, ou que se trata de uma exclusividade de países – ou pessoas – muito ricos. Ou que a internet das coisas – e os arduinos – são realidades propensas a demorar para chegarem às nossas rotinas. Mas não é bem assim.
Um projeto lançado no Kickstarter, batizado de Smartibot, oferece uma opção inteligente, intuitiva e divertida de “ver” a IA trabalhando pra você. Trata-se de robôs montáveis com chips inteligentes que se comunicam com seu smartphone. E a melhor parte é que você pode usar qualquer coisa como estrutura principal, dá para personalizar em um nível muito divertido.
Há várias opções de “kits”, e o básico contém uma placa de controle, dois motores, um compartimento para pilhas e outros componentes secundários dos três modelos-padrão: A.I. Robot, Teabot e Unicorn. A empresa responsável pelo desenvolvimento também envia, no pedido, as estruturas em papelão necessárias para a montagem dos robôs indicados.
O core do produto está na placa principal, chamada Yolo, que processa os dados e se comunica com o smartphone. O sistema consegue identificar pessoas, objetos, cachorros e até bicicletas, tornando possível fazer com que o robô siga você, carregando sua bebida predileta ou qualquer outra coisa.
E não, não é necessário ter conhecimento de programação para configurar as funções essenciais. Mas está previsto o desenvolvimento de uma plataforma onde será possível inserir diretamente código em JavaScript, para usuários mais avançados.
Com suporte para até 14 motores, a placa viabiliza a realização de projetos mais ambiciosos. Ela utiliza como fonte de energia 4 pilhas AA, como a maioria dos eletrônicos. Isso torna possível hackear brinquedos, conectando o motor deles à placa, para que se tornem programáveis e consigam utilizar as funções de inteligência artificial. O produto também é compatível com a maioria dos kits de radiocontrole, abrindo uma ampla possibilidade de interações.
A contribuição mínima para ter o Smartibot básico é de 35 libras. O valor mínimo já foi alcançado, mas a data-limite para garantir o seu é dia 31 de julho. Segundo a previsão, as primeiras unidades devem ser enviadas, para todo o mundo, em dezembro de 2018.
No Kickstarter, o investimento mínimo para ter o Smartibot básico é de 35 libras (aproximadamente R$ 180). O valor mínimo para lançamento já foi alcançado, e as primeiras unidades devem ser enviadas, para todo o mundo, em dezembro de 2018.