Menu
escolha-uma-boa-agencia-de-marketing-digital-em-7-passos

Escolha uma boa agência de marketing digital em 7 passos

10 setembro de 2018

Você trabalha no departamento de marketing de uma empresa e precisa de um braço em digital para resolver seus desafios nessa área. A oferta é grande e, em tempos de crise, os valores são atraentes. Mas, de verdade, como fazer uma escolha correta quando o assunto é ter uma empresa parceira em digital?
Como não é tão simples contratar gente competente e comprometida com o seu negócio, listamos aqui alguns quesitos que vão minimizar a possibilidade de errar na tarefa.

Defina bem seus objetivos e capacidades internamente

Fica impossível encontrar alguma parceria boa quando não se sabe o que se quer. Então, a primeira coisa a fazer é definir, em detalhes, os desdobramentos do plano estratégico com seus respectivos KPIs em cada área. E não importa se suas metas são anuais, semestrais, trimestrais, mensais, semanais ou diárias: para saber onde se está e onde se quer chegar é preciso parâmetros.
Depois de definidas as metas, faz-se necessário conhecer o know-how do time em suprir cada demanda. E não apenas o know-how, mas o volume de “braços” ou horas necessárias para atingir os objetivos, e a função de cada profissional.
Só após essas tarefas, que podem exigir muitas horas e diversas ferramentas de negócios e/ou de processos, a equipe de marketing terá informações suficientes para fazer a procura – e a contratação – de uma agência digital, que poderá atuar de forma tática/pontual ou estratégica no negócio.

Pesquise sobre o histórico da agência

Toda empresa começa com o propósito do seu fundador, e isso desencadeia a forma de trabalhar e as atualizações que a agência incorpora no dia a dia. Geralmente uma mentalidade empreendedora é mais importante que tempo de mercado: mostra o mindset necessário para entregar o melhor trabalho possível, descobrindo caminhos antes nunca visitados.
Assim, quando for escolher uma parceria em digital, busque informações sobre:

  • Serviços que foram agregados com o tempo: descobrir como a empresa começou e se atualizou;
  • Certificações e parcerias: as agências que atuam no marketing digital e são parceiras ou certificadas pelo Google, por exemplo, têm mais credibilidade para entregar serviços de qualidade;
  • Premiações: são reconhecimentos que transmitem mais credibilidade, evidenciando mentalidade de maestria;
  • Notícias na mídia: pesquisar no Google e nos portais de notícias para conhecer materiais que tragam informações relevantes é sempre recomendável.

Localização geográfica

A distância física entre você e seu parceiro faz diferença, especialmente se sua demanda inclui participação estratégica da empresa contratada. Por mais que a tecnologia proporcione conferências a distância e entregas de trabalhos com alta qualidade através da internet, há coisas que você só saberá se sentir pessoalmente. A cultura, a satisfação dos colaboradores, o mindset e a organização são muito mais perceptíveis quando há reuniões presenciais. Aliás, se suas metas precisam de reuniões presenciais periódicas com a equipe de digital, melhor estar a uma distância tolerável.
Apesar de a localização não garantir níveis de entrega altos, ela é mais uma variável a ser pesada na escolha de um parceiro comprometido com o seu negócio.

Veja os cases de sucesso

É lógico que, no site da empresa, estarão sempre os melhores cases dos clientes. Por isso, vale uma pesquisa mais aprofundada sobre os trabalhos para saber se há credibilidade suficiente.
Outro ponto importante a analisar são os segmentos de atuação. Se a agência faz ou já fez trabalhos para clientes do mesmo segmento que o seu, ótimo. Isso vai otimizar muito o relacionamento, pois é meio caminho andado pelo conhecimento das nuances do mercado.
Caso haja possibilidade, converse com pessoas do mercado que já trabalharam com a empresa, para confirmar, ou não, os quesitos divulgados pela agência como diferenciais.

Analise os canais de comunicação

De propósito ou sem querer, a forma com que a própria agência se comunica fala muita coisa sobre o trabalho que ela pode lhe oferecer. Se ela vende sites, por exemplo, é evidente que o dela própria seja uma vitrine. Ainda assim, vale o esforço para descobrir pormenores, como a qualidade do texto de seu blog, as redes sociais, o nível de empatia nas interações. Muita coisa você só percebe com um olhar mais atento sobre todos os canais.

Conheça os profissionais

Muito além do currículo, conhecer as pessoas por trás das entregas faz com que as equipes se sintam mais comprometidas a atingir os objetivos estabelecidos. Enquanto o currículo traz o passado de alguém, um encontro pessoal mostra a realidade atual, a motivação e o know-how de bate-pronto. Além disso, é possível também saber um pouco mais sobre o propósito de cada um, o que pode sinalizar um turnover bom (ou ruim) – fazendo toda a diferença em projetos de longo prazo.

Avalie preço

É claro que essa parte é muito importante. Mas, quando se olha para o budget e tudo o que temos que fazer, geralmente o primeiro pensamento é economizar o máximo possível. Analisar a melhor relação custo/benefício não é simples, por isso colocamos aqui como o último item. Afinal, em tempos de crise, há muitas ofertas com valores abaixo do mercado, que realmente são uma tentação. Mas, ao ver de perto todas as características, descobre-se que, em geral, o mais barato nunca é o ideal. Por tudo isso, é importante planejar e definir metas antes de começar qualquer processo de busca de parcerias.