Menu
07 outubro de 2017

A nova geração dos formadores de opinião.

Todos nós somos influenciadores digitais. Acredite!
Afinal,  estamos presentes nas redes sociais e temos os “nossos seguidores”.
Isso mesmo! Os amigos e os familiares que nos curtem, nos seguem, que compartilham nossas postagens e além deles, os agregados que vão surgindo com o tempo em virtude das áreas de interesse que temos. Pode ser alguém da academia, da pós, de um grupo que debate sobre cinema ou cerveja e até mesmo um desconhecido que por causa de uma hashtag acabou chegando, gostou do que viu e ficou. Pois então somos responsáveis por influenciar essas pessoas.
Agora, ser um “influenciador digital” de sucesso, um fenômeno que justifique os investimentos de grandes marcas, é outra história. Afinal, essa turma está num patamar bem acima. Eles têm milhões de seguidores e alguns já atingiram a incrível marca de mais de um bilhão, isso mesmo, mais de um bilhão de visualizações em um único conteúdo. E claro que esses números além de impressionar, chamam a atenção das empresas na hora de planejar a sua comunicação pensando em ter a sua marca associada a um deles. Mas não é só isso.
Números podem enganar. Curtidas e pageviews podem ser fabricados, reputação não.  Por isso, um “influenciador digital” é avaliado também através da relevância do conteúdo que produz, da qualidade e da frequência dessa produção, e principalmente pelo engajamento do seu público. E como se mede isso? Um “influenciador digital” de resultados provoca reações mais consistentes em sua audiência que podem ser medidos e analisados com certa facilidade: comentários mais aprofundados, debates mais intensos, um grande número de compartilhamentos e marcações, além dos reflexos fora desse ambiente também. Já existem algumas ferramentas disponíveis para essa análise. Entre elas estão Klout Socre e PeerIndex (diversas redes sociais), GetAboutMe (Facebook), Kred e Twitalyzer(Twitter). Existem outras, inclusive das próprias redes sociais, como o Top Voices do Linkedin que além de identificar os maiores influenciadores da sua rede, tem uma conotação de premiação.